quarta-feira, 24 de junho de 2009

Brincadeiras da vida II

Hoje falarei só do presente. Darei uma de jornalista.
Minha irmã foi fazer plantão ontem à noite no hospital Evangélico daqui de Curitiba, e ela teve acesso aos raios-X e tomografias do deputado Fernando Ribas Carli Filho, e bom, de certo modo foi uma surpresa. Primeiro, a diferença da qualidade dos exames privilegiados, é claro, só porque era um "deputado". Segundo, e pior: o caríssimo senhor tinha atrofiamento cerebral devido o alto uso de drogas e alcool. E também que sua mandíbula saiu do lugar e seu nariz ficou todo deformado. Mas isso não importa para ele. Minha irmã disse que uma cirurgia reconstroi e o deixará sem sequelas.

Tudo bem, tudo isso é algo comum no Brasil. Mas é que nunca vemos o outro lado. Não o lado do deputado, longe de mim, mas de outras pessoas, com realidades totalmente diferentes do caro amigo citado.
Enquanto ele tem dinheiro para beber, para fumar, para matar, e ficar praticamente "ileso", outras crianças não sabem qual a cor de uma nota de dez reais!

Meu professor Tadeu, de química, carisma honrado, dá aula também na UFPR, outro dia veio contar que ele participa de cursinhos populares, e também dá umas aulinhas para crianças de lá. Ele relatou que essas crianças não sabiam o que era lavar a mão antes de comer, nunca tinham ido ao banheiro. Enquanto ele contava, eu imaginava os olhinhos brilhantes, atonitos, e emocionados daquelas criançinhas imundas vendo fixamente a água sair pela torneira.

E eu que achava que só existia crianças comendo "sopa de larva" na África. E eu que sentia raiva do deputado só porque ele havia matado dois inocentes.

2 comentários:

Saulo Mohana disse...

acho que milhoes de casos ocorrem no brasil igual a esse a cada minuto. é muita 'hiperatenção' para um caso isolado, apenas, só apenas, por se tratar de uma pessoa pública.

acho que mais do que a gravidade do acidente, está ai incrustado a máxima que 'os grande culpados pela desgraça de toda população sao os nossos governates'.puro e máximo preconceito e também ignorancia. claro, nossos ilustríssimos tem sua grande parte na situação, mas antes deles serem os ocupantes do cargo, eles são tb o povo. não adianta, só a quem temos que culpar é nós mesmo. o povo. a nação.
o que dá mais nojo nisso tudo são as pessoas que se sentem altamente orgulhosas,'protestantes', 'mobilizadas' porque possuem um adesivo dizendo que 190km/h é crime.

santa hipo.!

acho que escrevi demais, desculpa :D

ah, vc é da vicente... sou do Batel. T-21 :)

Guigo disse...

Eu te falei na semana mesmo que o cara era cherador ... Mais um playboy idiota!

Otima análise!