terça-feira, 26 de maio de 2009

Medo e Poder

Eu assisti no jornal agora à noite uma reportagem sobre a ação da Coréia do Norte em lançar míssies nucleares, agora na direção do Japão, e isso me fez pensar na história mundial e, de forma mais restrita, nas relações de poder entre as pessoas.
Ao agir dessa maneira, a Coréia comunista impõe medo às outras nações, principalmente à Coréia do Sul. Os EUA tenta impor medo na Coréia do Norte, dizendo que "se eles não pararem com os testes eles vão pagar". Os militares norte-coreanos e os integrantes do partido comunista tentam intimidar os estadunidenses, festejando o sucesso da operação... E ainda acusa os EUA de estar preparando um ataque, e afirmam que estão prontos para a batalha. Ou seja: pode vir quente que eu estou fervendo.

O que não faz o poder: os Estados Unidos, potência mundial, se sente intimidado pela "falsa-coisinha" que é a Coréia do Norte: por mais que ela seja menor, comunista, ela faz parte das 5 maiores potências bélicas mundiais. A imposição do medo está diretamente ligado com o poder.
E é exatamente assim nas relações pessoais! os operários, com medo de perderem o mísero de salário que recebem, ficam subordinados aos mandos e desmandos dos patrões; uma esposa que é violentada pelo marido tem medo de ir à polícia denunciá-lo, e ele se apodera dela como se ela fosse um mero objeto; uma criança, com medo inocente de achar que os pais vão brigar com elas, continua sendo explorada por pessoas imorais, inescrupulosas. Ora, essa relação existe até entre nós humanos, seres racionais, e animais! Ou você realmente acha que o seu cachorro te acha o chefe da matilha, e por isso ele te venera? Eu não duvido do amor da minha cadela, mas ela obedece muito mais a minha mãe, que tem coragem de dar uns tapas nela, que eu!!

E quem vai mudar isso??? E isso um dia vai mudar??? A história da civilização foi feita pelos vencedores, ninguém quis saber a versão de Napoleão Bonaparte quando perdeu na Batalha de Waterloo, o que importa é que os Ingleses ganharam, e pronto!

Quem será o proxímo vencedor que mudará a história dos vencedores?

Nenhum comentário: